Tecnologias Emergentes > Robótica

Tokio Marine utiliza drones em processo de gerenciamento de risco

Seguradora japonesa é a primeira do país a utilizar drones como parte do gerenciamento de risco, em complemento ao trabalho do vistoriador

14 de Setembro de 2017 - 17h51

A seguradora japonesa Tokio Marine está implementando uma série de iniciativas para otimizar processos e oferecer soluções inovadoras a seus corretores e clientes. Uma delas é a utilização de drones como parte do gerenciamento de risco, em complemento ao trabalho do vistoriador. A seguradora é a primeira do país a usar a ferramenta nesse processo. 

“Estamos muito orgulhosos de anunciar que somos pioneiros em utilizar esta tecnologia no Brasil. Inovar é uma prática que está intrínseca à estratégia da Companhia e vamos continuar em busca de soluções que atendem às novas demandas decorrentes da evolução da tecnologia”, afirma o diretor executivo de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine, Felipe Smith.

A primeira vistoria por drone da Tokio Marine foi realizada em um trecho da obra do Rodoanel, em Guarulhos, na Grande São Paulo, no fim de julho. “A visão 360° proporcionada pelo equipamento aponta riscos no entorno das unidades seguradas que, muitas vezes, podem não ser tão facilmente percebidos pelo vistoriador. Além disso, é possível acessar, rapidamente e com segurança, locais de difícil acesso, trazendo dados mais precisos que, manualmente, não seriam obtidos com facilidade. Com o olhar mais amplo sobre o cenário, conseguimos proporcionar aos nossos clientes uma avaliação e orientações mais precisas para mitigar os riscos”, explica Smith.

Inicialmente, os drones serão utilizados na vistoria de seguros de Property. O investimento nesta tecnologia faz parte das inovações da área de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine. A companhia é uma das poucas seguradoras do mercado a manter um time exclusivamente dedicado à gestão de riscos. A gerência apoia clientes e corretores por meio de uma consultoria voltada a ações e planos de contingência que ajudam a mapear e evitar riscos dos negócios segurados pela companhia. Além da análise do risco, a equipe também acompanha, junto com o corretor de seguros, todo o processo de correção de falhas e ajustes no empreendimento segurado.