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Não tenha dúvida, marketing é uma ciência exata

Hoje o marketing é 100% matemático. Ter dados e informações sobre a empresa e sobre as pessoas com quem você vai se comunicar é fundamental para o sucesso

30 de Junho de 2017 - 13h10

No mês passado recebi o telefonema de um cliente que nos contrata uma vez a cada dois ou três anos para montarmos a estratégia da empresa. Desta vez, o dono da empresa me disse que tinha recém-contratado um diretor muito bom de marketing e ele gostaria que eu participasse da reunião onde seria apresentado o plano de marketing.

O diretor de marketing era um cara alto, bem apessoado e muito falante. Chamava George. Começou falando que a empresa precisava de uma nova logomarca para conferir mudanças e jovialidade. Na minha cabeça já acendeu a luz amarela de “cuidado com este cara”. Eu estava cansado de ver profissionais de marketing entrando em empresas e trocando a logomarca e refazendo toda a folheteria, cartões de visita e website. Isto assegura uns bons meses de trabalho, mas, via de regra, tem impacto zero nas vendas.

Bom, o diretor continuou com seu plano e por uns 40 minutos eu fiquei ouvindo “nossos clientes gostam de...”, “nossos clientes querem...”, “nossos clientes valorizam...” Eu estava gostando, pensei comigo “o cara é bom, fez uma pesquisa junto aos clientes” e, curioso que estava, pedi para ver a pesquisa completa. Fez-se um silêncio sepulcral na sala. Então, o tal diretor solta um “não fizemos pesquisa”. Juro que eu tentei segurar o riso, mas não consegui.

Hoje o marketing é 100% matemático. Ter dados e informações sobre a empresa e sobre as pessoas com quem você vai se comunicar é fundamental para o sucesso. Sem isto, você vai gastar uma montanha de dinheiro e não vai contribuir para aumentar as vendas da sua empresa.

Felizmente a tecnologia é uma grande aliada e nos permite conseguir muitas informações sobre o potencial cliente e sobre o desempenho de nossas ações de marketing. Antigamente fazer uma pesquisa de mercado para conhecer o que os clientes estavam pensando custava uma verdadeira fortuna, mas hoje você pode lançar mão de ferramentas fantásticas e muito baratas para desenvolver o questionário, aplicar a pesquisa via web, recebendo os dados consolidados e prontos para serem analisados. O cliente está mais receptivo a responder pesquisas onde ele entenda que haverá alguma contrapartida como um produto ou atendimento melhor, ou mesmo o acesso aos resultados consolidados da pesquisa.

Eu fico impressionado com as ferramentas que "varrem" as redes sociais buscando o que as pessoas estão falando a respeito da sua empresa. É certo que são ferramentas sofisticadas, mas daqui a algum tempo serão acessíveis a todo mundo.

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Adoro, também, o Google Analytics que me mostra quem está acessando o meu website e como as pessoas navegam nele. Já mudei o website várias vezes reposicionando textos, imagens, e páginas, aumentado a facilidade de acesso para os visitantes. Tudo baseado em dados e estatísticas.

E as ferramentas de e-mail marketing, hoje, tem grande nível de sofisticação, com relatórios impressionantes que permitem analisar quem recebeu, quem abriu, quem leu, quem clicou, quem se interessou...tudo... Infelizmente tem muita empresa que usa o e-mail marketing de maneira incorreta, desrespeitando os destinatário, mas isto não deve ser um entrave ao uso da ferramenta. Existe muito conhecimento e boas práticas para que você elabore um e-mail para seus contatos de interesse com valor agregado e um bom título capaz de seduzir o leitor em potencial. Então, a mensagem fará sentido para o destinatário e será de grande eficiência para sua empresa.

As redes sociais permitem campanhas simples, baratas, objetivas e que podem ser alteradas a qualquer momento. Então é possível monitorar o desempenho da campanha e ir alterando conteúdo e forma até atingir melhores índices.

Resumindo, hoje o marketing pode ser feito com base em muitos fatos e dados, de maneira inteligente, criando valor para seu público-alvo e, definitivamente, contribuindo para o aumento das vendas da sua empresa. Marketing, hoje, é uma ciência exata.

*Dagoberto Hajjar é CEO da Advance Consulting, empresa de consultoria e treinamento em negócios para as áreas de gestão, marketing, vendas e canais.